Entrevistámos Xavier Rabassa

Por trás de um sorriso tímido e de um olhar afável, esconde-se uma das mentes com mais vocação que já tive o prazer de entrevistar. Xavier Rabassa, CEO e diretor de produção da SKB, mede as palavras com cautela e lança-as de forma ordenada e eficiente; sabe o que quer dizer e di-lo de forma rápida, clara e eficaz — isto é levar a engenharia industrial às últimas consequências. Das suas respostas, retiro duas sensações complementares: a primeira é que o dinheiro nunca foi o objetivo que moveu Xavier, sempre foi um meio para continuar a fazer o que o apaixona; a segunda é que está convencido de que acertou à primeira.

Xavier Rabassa

Um engenheiro nasce ou faz-se?
Tenho uma história que talvez responda à sua pergunta. Quando tinha 7 anos, recebi a minha primeira bicicleta; qualquer criança, a primeira coisa que faria seria montar-se nela e experimentá-la. Eu desmontei-a peça a peça para perceber como funcionava.

Caramba! Isso sim é vocação!
Os nossos pais tinham uma oficina de reparação de automóveis, e eu era feliz ali, a trabalhar na oficina. Mas eles, acho que com bom critério, condicionaram a minha continuação na oficina a ir para a universidade depois de terminar o secundário.

“Quando tinha 7 anos, recebi a minha primeira bicicleta; qualquer criança, a primeira coisa que faria seria montar-se nela e experimentá-la. Eu desmontei-a peça a peça para perceber como funcionava”

E como não podia deixar de ser….
Escolhi engenharia mecânica, que era o que me parecia mais coerente. Havia outras engenharias, mas a que tinha todos os ingredientes para me agradar era claramente essa.

As expectativas foram cumpridas?
Depois de um primeiro ano muito duro de matemática e física, sim. A partir do segundo, começámos a aplicar na prática tudo o que tínhamos aprendido e a criar, para depois pôr em prática e construir.

Um curso complicado…
No primeiro ano, de 200 alunos, ficámos menos de 20%.

Por curiosidade, o que aconteceu à oficina onde gostava de trabalhar no secundário?
Durante os meus estudos, percebi que, além de entender e reparar, gostava de imaginar e criar, e isso a oficina mecânica não me dava. Foi aí que vi que o meu caminho não passaria pela oficina.

Quando entra a arquitetura insuflável na sua vida?
No meu tempo, quando se estava prestes a terminar o curso, a própria universidade indicava-nos a empresas que procuravam recém-licenciados ou estudantes quase a terminar. Propuseram-me uma entrevista numa empresa que se dedicava a produzir insufláveis e, em poucos dias, já entrava como diretor do gabinete técnico. Aí começou tudo. Fiquei viciado na criatividade e no design necessários para cada projeto. Era como começar do zero de cada vez. Aprendia-se que a base técnica era sempre a mesma, mas começar um projeto significava, de certa forma, recomeçar do zero.

Xavier Rabassa

Quando decide alguém dar o passo e montar a sua própria empresa?
Bem, é um conjunto de fatores. Primeiro começa-se a pensar que as coisas podem ser feitas melhor do que na empresa onde se trabalha, e não se tem, ou não nos dão, a possibilidade de implementar as mudanças que vemos. Nessa altura apanhou-nos a crise dos anos 90, que afetou especialmente o setor industrial; a empresa onde eu trabalhava não ia muito bem, e entre os que mais nos entendíamos na empresa decidimos lançar-nos por conta própria, sem olhar para trás. A liberdade de criar uma empresa e conduzi-la passa pela cabeça de muitos trabalhadores; a diferença é que nós não só pensámos, como o fizemos.

E….
Aí nasce a Área Cúbica, a casa-mãe da Sky Bubbles, uma empresa dedicada ao desenvolvimento e confeção de produtos de arquitetura insuflável.

Como foram os começos?
Todos os começos costumam ser difíceis, e no nosso caso não foi exceção. Começámos num pequeno apartamento em Vidreres (Girona), éramos 3, dividimos as tarefas entre vendas, engenharia e desenho técnico, e procurámos costureiras que confecionassem as peças antes da entrega. Se o dia tinha 24 horas, naquele momento trabalhávamos 23; a ilusão de ver crescer um projeto como o nosso valia tudo.

Muito trabalho e, imagino, a ganhar pouco no início — os seus pais não diziam aquilo de “Xavier, faz-me um favor, arranja um trabalho que pague bem, trabalha 8 horas com os fins de semana livres e deixa-te de histórias”?
Não, a minha situação na altura facilitava fazer o que fazia: era solteiro, gastava pouco porque passava o dia a trabalhar e vivia em casa dos meus pais. Suponho que pensaram que, se corresse mal, seria uma boa aprendizagem.
Na verdade, dos três sócios, o que estava envolvido num projeto familiar mais avançado durou um ano e meio, e compreendo. Entre o que trabalhávamos e o que ganhávamos, não dava para pensar em qualidade de vida nem em tempo e dinheiro.

Houve algum momento de “Vamos desistir”?
Nunca; gostávamos, confiávamos e sabíamos que o que fazíamos era bom!

“As Skybubbles não conhecem culturas nem costumes; são um conceito que funciona em qualquer país, desde que haja um projeto bem definido por trás”

O que acha que distinguiu a Área Cúbica e, mais tarde, a Sky Bubbles no mercado?

A inovação e a excelência, sem dúvida. Estamos sempre a pensar em como fazer melhor e, no meu caso, sem exagero, ainda hoje sou eu próprio que reviso e faço alguns dos acabamentos das nossas peças para garantir o nosso padrão de qualidade. Não é que as pessoas que temos não o façam bem, mas sempre gostei de me envolver não só no design e nos processos, mas também na manufatura, e isso nota-se.

Isso também é uma dor de cabeça extra, não é?
Sim, não o vou enganar, estar atento ao detalhe leva tempo. Mas é uma maneira de ser, não é algo que possa escolher; umas vezes é uma bênção e outras uma dor de cabeça.

Xavier Rabassa

Vamos falar das Skybubbles: o que têm de diferente?
Tudo. Lançámo-nos com o meu irmão em 2016 porque tínhamos claro que era um conceito revolucionário, que seríamos capazes de o tornar único e que era uma ideia replicável e global. As Skybubbles não conhecem culturas nem costumes; são um conceito que funciona em qualquer país, desde que haja um projeto bem definido por trás.

E a nível de produção?
Permite-nos chegar mais perto da perfeição, partindo do pressuposto de que a perfeição não existe. Com os insufláveis da Área Cúbica, partíamos, na parte técnica, do zero de cada vez. Com as Skybubbles, construímos e melhoramos sobre o mesmo conceito de forma contínua, e isso permite-nos ter controlo total sobre o produto e aperfeiçoá-lo cada vez mais.

Se lhe perguntar como vê o futuro das Skybubbles, o que me responde?
Só nos pode trazer boas notícias; o mercado dos resorts e das cadeias hoteleiras de luxo está mais recetivo do que nunca a ideias para se diferenciar e, pela qualidade e pelo custo, as Skybubbles podem ser a alternativa definitiva a um modelo de estadia que rompa com os padrões tradicionais. O futuro será entusiasmante, com certeza.

Obrigado, Xavier, e boa sorte na caminhada!
Obrigado eu!