Entrevistámos Albert Tschechne: Arquiteto especialista em espaços insufláveis
A. Comecei matemática, mas mudei para arquitetura no primeiro ano.
P. Caramba! A que se deve uma mudança tão rápida? Houve um momento de clique?
A. Não exatamente; não houve um momento específico que marcasse uma grande mudança. Inscrevi-me por curiosidade em algumas disciplinas e vi que a arquitetura me permitia satisfazer 3 aspetos que procurava e ainda procuro: a parte de cálculo, que envolve técnica e lógica; a parte criativa, que dá asas à imaginação e à conceptualização de espaços; e, por fim, a parte mais prática e social, já que esses espaços são usados para melhorar a vida das pessoas.
Q. Além disso, Berlim é uma cidade única para a arquitetura.
A. Sem dúvida! Berlim é uma daquelas cidades que apostou na arquitetura num contexto que equipara em importância a necessidade de interpretar o espaço para fins práticos, a criatividade e o estilo.
P. Noto que se centra bastante em responder a necessidades sociais quando fala do conceito de arquitetura.
A. Sim; para mim, a arquitetura tem de ser, na base, um tradutor das necessidades sociais quanto à utilização do espaço, combinando isso, obviamente, com estilo. O útil e o belo não têm de estar em conflito.
“A minha conceção de arquitetura tem muito a ver com esta forma de entender o espaço: é impactante, vital, respira-se e tem um mundo por percorrer”
Q. Como consegue alguém da sua idade ter no portefólio colaborações com personalidades tão importantes do mundo da arquitetura como Ryue Nishizawa?
A. É quase impossível fazer um estágio com este tipo de gabinetes e arquitetos. Tive sorte! A minha mãe é de origem japonesa e o meu pai é jornalista e escreve artigos sobre arquitetura. Por conhecer a cultura de origem deles, deram-me a grande oportunidade de colaborar.
P. Durante quanto tempo?
A. Estive 2 anos no SANAA, o gabinete dos arquitetos Sejima e Nishizawa. Gostei muito de aprender como conceptualizam os seus edifícios e como rentabilizam e maximizam o espaço procurando em todo o momento a harmonia.
Q. Quando decide ir-se embora?
A. Digamos que a COVID decidiu por mim! Quando a pandemia começa, volto para a Europa. A Sejima dava aulas no Politécnico de Milão, o que foi determinante para escolher terminar lá os meus estudos.
Q. O Politécnico de Milão é uma das grandes escolas europeias. Gostou?
A. Sim, muito!
P. Além disso, está a estudar em Berlim, vai para o Japão, volta para estudar em Milão… como fez para obter equivalências de disciplinas e exames?
A. Falava com os professores, explicava a situação e fazia-os perceber que o que aprendia era importante, que a nível extracurricular era uma oportunidade, e eles permitiam-me fazer diretamente os exames.
P. E o seu trabalho final de curso?
A. Quis fazer um pavilhão insuflável; apresentei-o a nível teórico e isso permitiu-me mergulhar na arquitetura insuflável. Em Berlim temos vários projetos deste tipo e a ideia atraiu-me muito.
Q. O que mais valoriza na arquitetura insuflável?
A. A minha conceção de arquitetura tem muito a ver com esta forma de entender o espaço: é impactante, vital, respira-se e tem um mundo por percorrer. O seu caminho na procura da perfeição através do minimalismo e a necessidade de cálculo exato para a sua realização fazem com que me identifique muito com ela.
“Não vejo edifícios insufláveis, mas vejo ambientes, espaços para museus, escritórios… Há todo um mundo de possibilidades para a arquitetura insuflável a coexistir com a arquitetura clássica!”
Q. Vê a arquitetura insuflável como algo próximo de alguma escola de arquitetura clássica em termos de conceitos?
A. A minha formação em arquitetura e as minhas influências combinam SANAA e Raumlabor. Entendo a arquitetura do SANAA como um modernismo inocente e suave, centrado no fluxo, na luz, na transparência e na materialidade. A arquitetura insuflável é, para mim, o extremo destes princípios tão modernistas, e sei que a Sejima também aprecia muito alguns insufláveis. Mas também na arquitetura experimental, como a do Raumlabor, a arquitetura insuflável é uma forma ideal de criar espaços com flexibilidade, espontaneidade, mobilidade, adaptabilidade, leveza e capacidade de resposta. Em todas estas características vejo uma continuação razoável da arquitetura moderna.
P. Acha que a Arquitetura Insuflável vai substituir no futuro a arquitetura mais clássica?
A. Não, acho que vão coexistir e terão utilizações diferentes. Não vejo edifícios insufláveis, mas vejo ambientes, espaços para museus, escritórios… Há todo um mundo de possibilidades para a arquitetura insuflável a coexistir com a arquitetura clássica!
P, Q. Muito obrigado, Albert!
A. Eu é que agradeço!
