Conversámos com Ivan Mata. Arquiteto.
Ivan Mata e Quim Rabassa
O que faz um arquiteto catalão em Paris?
– A culpa é toda de um Erasmus.
E porquê Paris?
– Bem, é uma história curiosa. Durante a licenciatura nunca me tinha candidatado a um Erasmus; por um motivo ou por outro, nunca tinha acontecido. Na véspera de terminar a última oportunidade de fazer um, uma amiga convenceu-me de que era uma oportunidade que tinha de viver, e lancei-me.
De um dia para o outro?
– Exatamente.
Mas, para fazer um Erasmus, é preciso apresentar um projeto, que tem de ser validado, e depois de apresentado dão-nos a vaga, não é?
– Isso mesmo; o preço que paguei foi passar a noite inteira antes do último dia do prazo a preparar o projeto que me permitiria entrar. A minha amiga ajudou-me, passámos a noite toda a trabalhar… E resultou!
Daquelas histórias que se contam e ninguém acredita!
– Foi mesmo assim, e assim começa o meu percurso por Paris.
E o francês?
– Um curso de verão e muita vontade de comunicar. O resto da aprendizagem vem de lá viver.
Quanto mais precisamos das línguas, mais depressa as aprendemos!
– Exato!
Como se encara um Erasmus tardio, já com a licenciatura avançada?
– Concentrei-me em três coisas. A primeira foi fazer disciplinas que não conhecia. Já tinha quase todos os créditos concluídos, por isso pude dar-me ao luxo de aprender disciplinas específicas que me ajudaram a conhecer novas abordagens. A segunda foi conhecer e aproveitar a cidade, Paris. Por último, como estava de Erasmus, tinha de me desenrascar para conseguir recursos financeiros, por isso decidi distribuir o meu currículo e tentar a sorte com arquitetos da cidade. Pensei: “porque é que os grandes não me hão de dar uma oportunidade?” E foi aí que fui bater à porta e deixar o meu currículo nos gabinetes de Nicolas Michelin, Dominique Perrault e Jean Nouvel.
“Durante o processo criativo, imaginei e procurei um tipo de estrutura que não deixasse pegada ecológica, que fosse leve, que permitisse um contacto o mais próximo possível da experiência de estar no meio do deserto e que, em termos de consumo de energia, fosse sustentável.”
Coragem não lhe faltou…
– Não! Lembro-me de chegar e ser atendido por secretárias que, quando eu explicava que me oferecia para trabalhar no gabinete, pegavam no meu currículo e o guardavam numa gaveta sem sequer olhar. Nesse momento fica-se com aquela sensação de que o currículo entrava numa dimensão desconhecida da qual jamais sairia. Ahah
E…
– O primeiro a responder foi Jean Nouvel, e foi com ele que trabalhei primeiro.
Ficou surpreendido por o terem contactado?
– Em parte sim, pelo que lhe contei, mas também pesa muito a boa fama que as universidades espanholas têm em relação à formação em arquitetura. Os arquitetos espanhóis têm boa fama internacional, e isso ajuda.
Como foi a experiência?
– Com o Nouvel aprendi muitíssimo; voltei a Barcelona e contactaram-me de novo para trabalhar numa pequena parte do projeto da Torre Agbar, no Parc Central de Poblenou, e em algumas moradias em Ibiza. Superinteressante. Com o tempo, porém, senti necessidade de ir mais além, especialmente na dinâmica da criação de projetos. Tudo o que envolve o conceito de arquitetura e a sua implicação na sociedade. Com o Nouvel tinha a sensação de estar numa estrutura rígida e hierárquica, tudo muito de cima para baixo, e eu procurava o contrário. Isso levou-me a bater à porta de Rem Koolhaas.
Roterdão!
– Exatamente, uma experiência que complementou muito bem os conhecimentos e processos que tinha adquirido. Uma dinâmica de trabalho em que eram as equipas de arquitetura que concebiam e contribuíam, a nível criativo, com o modelo e as ideias dos projetos, com um Rem Koolhaas que era como uma entidade flutuante do gabinete, a rever e a envolver-se nos diferentes projetos sem uma ordem aparente. Foi duro, havia jornadas de muito trabalho, mas hoje posso afirmar que era o que procurava.
Que interessante! Mas então volta a Paris passado algum tempo, é isso?
– Exatamente. A crise de 2008 obrigou o gabinete a não renovar 40% da equipa. Quando chegava a minha vez, ofereciam-me renovações por períodos muito curtos e, estando eu deslocado, isso gerava uma grande insegurança. Por outro lado, uns amigos em França insistiam para que voltasse para trabalhar no projeto “La Défense”, que me pareceu muito interessante. Então decidi voltar.
Pouco depois, a minha experiência internacional deu-me a oportunidade de colaborar com o BIG, o gabinete de Bjarke Ingels, no projeto “La Meca” em Bordéus, um projeto muito ambicioso, com a participação de empresas francesas muito fortes, que duraria quase 8 anos.
Não teve tempo para se aborrecer…
– Na verdade, não! Como vê, uma coisa foi levando à outra e, embora por vezes tenha sido duro, o caminho valeu a pena!
“Vejo as Skybubbles como uma continuação do legado de Walter-Müller. Fazer perguntas, ir mais além e empurrar os limites estabelecidos para criar estruturas respeitadoras do meio ambiente, dando ao hóspede a possibilidade de não abdicar do conforto e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma vista privilegiada de 360º, onde não há paredes que limitem ou separem sensorialmente a pessoa do que a rodeia.”
E, atualmente, em que está a trabalhar?
– Tenho vários projetos em curso, todos centrados em aproveitar o que aprendi internacionalmente. Um deles é abrir caminho em Barcelona, mantendo o público que já tenho consolidado de forma dinâmica em França. Exemplos disso são a remodelação de um palácio episcopal numa pequena cidade de França e a conceção e desenvolvimento de habitações cooperativas em Vilafranca del Penedès, que poderão ser concretizadas graças aos fundos Next Generation.
Quando e como entrou em contacto com a arquitetura insuflável?
– Em 2018, através de uma colaboração com o artista Robin Meyer, começámos a pensar numa incursão no deserto de Abu Dhabi. Durante o processo criativo, imaginei e procurei um tipo de estrutura que não deixasse pegada ecológica, que fosse leve, que permitisse um contacto o mais próximo possível da experiência de estar no meio do deserto e que, em termos de consumo de energia, fosse sustentável. Pesquisei e descobri que estava longe de ser o primeiro a pensar em algo parecido; vi o trabalho de Tomás Saraceno e Graham Stevens e fiquei impressionado. O caminho levou-me a contactar o Quim e a desenhar esse projeto para a Art Basel.
E….
– Tivemos de parar mesmo na véspera da pandemia. A Art Basel cancelou as suas instalações em Abu Dhabi por razões óbvias… Mas foi uma experiência muito interessante, que me introduziu no movimento social deste tipo de arquitetura dos anos 60 e 70 e me deu vontade de pesquisar e saber mais sobre o tema. Chegámos até a ir com o Quim visitar e entrevistar Hans Walter-Müller, um dos pais deste tipo de arquitetura.
Como foi entrevistar e conhecer Hans Walter-Müller? Que impressão teve?
– Conhecer uma referência é sempre especial; recebeu-nos de forma muito acolhedora, contou-nos a sua história e pudemos comprovar em primeira mão que ele próprio vive há mais de 50 anos numa bolha insuflável. Pensei que este tipo de ideias, que são postas em prática e funcionam, não devem perder-se, mesmo que fujam ao convencional ou ao clássico. É património da arquitetura e um recurso que pode ser usado numa infinidade de situações.
E o que acha das Skybubbles?
– Têm muito a ver e vejo-as como uma continuação do legado de Walter-Müller. Fazer perguntas, ir mais além e empurrar os limites estabelecidos para criar estruturas respeitadoras do meio ambiente, dando ao hóspede a possibilidade de não abdicar do conforto e, ao mesmo tempo, desfrutar de uma vista privilegiada de 360º, onde não há paredes que limitem ou separem sensorialmente a pessoa do que a rodeia. O desafio é continuar a inovar; se entendermos as Skybubbles como um conceito e não apenas como um habitáculo, as possibilidades multiplicam-se para poder utilizá-las em diferentes âmbitos de forma simples, sustentável e efémera.
Iván, muito obrigado; continuaremos em contacto e a colaborar.
– Obrigado eu!
